• Gestor Comunicador

Como a Comunicação impacta na Gestão de Projetos


Gestão de Projetos na Comunicação

A maioria das pesquisas (Ex.: PMI - Project Management Institute Brasil) aponta a falha na Comunicação como o principal motivo para o fracasso na Gestão de Projetos, sucedido pelo descumprimento de prazos. Este segundo, certamente também é reflexo do primeiro.

Mais do que ter clareza sobre o objetivo definido acerca de um projeto, é preciso saber filtrar as informações que se recebe, escutar genuinamente a opinião dos envolvidos e distribuir o essencial para cada público, por meio da escolha do melhor canal e do constante fomento de novas atitudes e novos olhares.


Para facilitar melhor a compreensão sobre a temática, vamos dividir estes fatores em quatro pilares aos quais a Comunicação se faz necessária para o sucesso na Gestão de Projetos.


Ambiente e Cultura: Por vezes o cenário corporativo não estimula o diálogo linear e franco, ao contrário, a cultura da hierarquia vertical é a única diretriz na condução de novos projetos. Esta barreira deve ser transposta para que todas as opiniões sejam consideradas alternativas interessantes, até que se prove o contrário. Esta é a fase de alinhar objetivos, entendimentos claros acerca das expectativas e papéis de cada um, bem como a periodicidade, prazos e sistemática dos encontros. Sugere-se nesta etapa, propor que seja revezada a liderança de quem conduzirá os encontros, independentemente de já haver um Gestor responsável.


Postura / Liderança: Neste pilar está contido todo o movimento comportamental que o Gestor do projeto levará para o desafio. Espera-se que, se o desejo é a busca da co-criação, compartilhamentos e construção de soluções conjuntas, as suas atitudes estejam em ressonância com este propósito. Desta forma, ser o único dono da palavra e da verdade está fora de cogitação; não tenha medo de distribuir as informações, sejam estas boas ou ruins; se for daqueles gestores que nunca têm tempo para nada, saiba que isto está ficando fora de moda e que ter disponibilidade para atender ao time é imprescindível para conquistar a confiança do grupo; ser autêntico em todas as suas manifestações significa falar, mas principalmente agir como em suas palavras; abrir a sua própria mente diante do novo, assim como incentivar o pensamento “fora da caixa” nos demais membros são algumas das atitudes-chave para uma boa comunicação na Gestão de Projetos.


Método/Forma: Estruturação de Raciocínio, Objetividade e Transparência. Não faça rodeios, vá direto aos pontos que interessam. Tenha clareza sobre o que realmente pretende expressar. Ex.: Estruture seus apontamentos sempre em três ou quatro grandes itens - 03 grandes objetivos, 03 grandes entraves, 03 grandes indicadores (KPIs), etc. Isto facilitará a compreensão por parte dos interlocutores. Avalie antes o perfil de cada público envolvido no projeto. Se este reunir áreas distintas, será necessário primeiro ajustar a régua do entendimento. Uma boa dica, é combinar com o grupo nomenclaturas padrão que serão de entendimento do todo.


Estrutura: Tecnologia, processos e canais utilizados. Neste pilar é o momento de definir quais os outros canais de alinhamento além dos fóruns presenciais. Ex.:

a) Interativos: Encontros ao vivo, vídeo conferências, conferences call, etc.

b) Ativos: whats, e-mails, telefonemas, etc.

c) Passivos: Intranet, e-learning, etc. Aqui, também sugere-se que seja escolhida a melhor ferramenta visual a ser utilizada pelo time para o acompanhamento da evolução do projeto in real time. A metodologia CANVAS tem sido a mais utilizada, porém já existem softwares e Apps que facilitam os métodos ágeis de comunicação.


Veja o APP GESTOR COMUNICADOR


Por fim, o feedback! Dar e receber feedbacks full time é uma das etapas da comunicação que deve ser rigorosamente respeitada. Daqui, pode nascer o sucesso ou fracasso de um projeto.

Comunicação na Gestão de Projetos! Go out there!! – Se joga, vai!!!

© 2019 por Adequá Comunicação Estratégica

Metodologia interdisciplinar e multinível que organiza, estrutura, sistematiza e mede o Processo de Alinhamento da Gestão das Organizações, a partir de duas Matrizes - Matriz Individual e Matriz Corporativa - e de 10 grandes Dimensões que, integradas, preparam a liderança como principal canal de disseminação do conhecimento.

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

Metodologia

Av. Taquara, 98 - conj. 502 - Porto Alegre/RS

contato@gestorcomunicador.com.br

+55 51 3028 3427

+55 51 99993.7774

Quem Somos