• Gestor Comunicador

Como a tecnologia ajuda a engajar equipes em grandes empresas - Parceiro Convidado: Social Base.



Em um mercado tão competitivo quanto o atual, não é só essencial para as organizações ter uma estratégia de atração de talentos, mas também manter as equipes engajadas com o propósito do negócio. Um relatório recente da Gallup mostrou que 67% dos colaboradores americanos se sentem desengajados, e a realidade dos brasileiros não é muito diferente.


Por isso, um grande desafio para os líderes de empresas de todos os tamanhos e setores é engajar seus talentos, combatendo a alta rotatividade e o custo de contratar novos colaboradores. Nossos próprios clientes aqui na SocialBase relatam que nos encontraram justamente porque precisavam de uma solução para se aproximar de seus colaboradores, aumentando a conexão entre empresa e colaborador. Mas, como vencer este desafio e manter seus colaboradores engajados?


A tecnologia pode ser uma grande aliada, facilitando a comunicação entre diferentes pessoas, equipes e área, e aprimorando a experiência de cada colaborador com base em um diálogo aberto e feedbacks entre colaborador e organização. Neste sentidos, há diversos processos que podem ser impactados por tecnologias de comunicação interna, como redes sociais corporativas, chats ou outras tecnologias. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre alguns desses processos.


1. Onboarding

Na chegada de um novo colaborador na organização, todo o processo de integração deste membro da equipe pode ser apoiado pela tecnologia. Tem uma ferramenta de gestão de arquivos, como uma Base de Conhecimento, para documentar todo o processo, quem é responsável pelo onboarding, que dia o novo colaborador chegará na empresa, faz com que as informações não se percam e todos estejam alinhados.


O impacto no engajamento é claro: colaboradores que passaram por processos de onboarding bem estruturados são mais conectados com sua equipe, entendem melhor os valores da organização e sabem seu papel no propósito do negócio. Inclusive, de acordo com a pesquisa feita pela BambooHR, um processo de onboarding estruturado e apoiado pela tecnologia aumenta em 30% a chance dos colaboradores se sentirem fortemente integrados à cultura da organização.


2. Colaboração

Ter uma equipe que trabalha bem colaborativamente é bom não só para a performance e os resultados, como também para o sentimento de pertencimento de todos na equipe. Entre os quatro pontos levantados neste artigo, talvez a colaboração seja a melhor auxiliada pela tecnologia através de diversas soluções diferentes. Entre elas, soluções de gestão de projetos, como o Asana, são uma das melhores opções, já que permitem ao mesmo tempo detalhar um projeto da equipe, ter claro cada tarefa e a responsabilidade de cada membro da equipe para a conclusão do projeto. As vantagens para a empresa são claras, a equipe se torna mais produtiva e alcança melhores resultados, mas também há um maior engajamento dos colaboradores.


Outra forma de alcançar um melhor engajamento através da colaboração é com a ajuda de ferramenta de comunicação interna, onde os membros da uma equipe podem trocar informações relevantes para o negócio, discutir opções para decisões complexas, e auxiliar um ao outro na entrega de resultados e no atingimento de metas. Novamente, seja uma rede social corporativa, um chat ou um fórum, o maior importante aqui é dar foco ao que interessa: a boa interação dos membros da equipe e o alinhamento em prol de um objetivo em comum.


3. Reconhecimento

A falta de reconhecimento de outros colaboradores é uma das grandes fontes de insatisfação e desengajamento no ambiente de trabalho. Quando não há uma cultura de reconhecimento entre membros da mesma equipe, de níveis hierárquicos semelhantes, há uma redução na taxa de engajamento dos colaboradores, pois torna-se difícil para cada pessoa acreditar que tem um papel importante no time e na organização em geral. Por isso, empresas que tem como foco o engajamento do colaborador já utilizam a tecnologia para promover uma cultura de reconhecimento.


Um exemplo de tecnologia para ajudar no reconhecimento são os grupos de discussão em chats e outras plataformas de comunicação interna, como redes sociais corporativas. Nestes grupos, os membros de equipe podem tanto reconhecer espontaneamente os esforços uns dos outros por conta de uma meta batida ou outro objetivo alcançado, quanto o líder pode definir rituais de reconhecimento, como um prêmio para o vendedor com melhor resultado.


4. Feedback

Quando falamos na comunicação entre o membro da equipe e sua liderança, o processo de feedback é essencial para criar uma relação positiva, e também manter o colaborador engajado com o time. O feedback ajuda o colaborador a saber exatamente o que a organização como um todo espera dele, onde o trabalho dele já está ótimo e onde pode melhorar. Assim ele sente que seu líder vê o trabalho do colaborador como importante para o propósito da organização.

Neste sentido, a tecnologia torne-se aliada através de ferramentas de feedback instantâneo, que tornam todo esse processo mais automatizado e simples para o líder. Estas soluções, assim como para reconhecimento, ajudam a fomentar uma cultura de feedbacks contínuos, e se forem bem utilizadas pelos líderes, podem inspirar mais engajamento e confiança entre todos os membros da equipe.


Por fim, ao contrário do que pode parecer de início, a tecnologia muito mais aproxima do que distrai os colaboradores de uma organização. Isso porque diminuindo as distâncias entre as equipes, facilitando o acesso à informação e tornando a comunicação mais democrática, o colaborador se sente muito mais empoderado para executar seu papel e importante para a organização. Claro, sozinha a tecnologia não faz nada, por isso é necessário haver um apoio das lideranças e uma boa implementação de cada solução na empresa.


Caso tenha interesse em explorar ainda mais o potencial das ferramentas de comunicação interna, recomendo dar uma olhada na solução que desenvolvemos aqui na SocialBase, pensada para aumentar o engajamento dos colaboradores através da comunicação interna.


Sobre o Autor:

Lucas Ferreira


Publicitário com experiência em Produção de Conteúdo e Design, atualmente faz parte da equipe de Customer Growth da SocialBase e escreve para o blog da SB, antigo Cultura Colaborativa, um dos principais blogs brasileiros sobre comunicação interna.

9 visualizações

© 2019 por Adequá Comunicação Estratégica

Metodologia interdisciplinar e multinível que organiza, estrutura, sistematiza e mede o Processo de Alinhamento da Gestão das Organizações, a partir de duas Matrizes - Matriz Individual e Matriz Corporativa - e de 10 grandes Dimensões que, integradas, preparam a liderança como principal canal de disseminação do conhecimento.

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

Metodologia

Av. Taquara, 98 - conj. 502 - Porto Alegre/RS

contato@gestorcomunicador.com.br

+55 51 3028 3427

+55 51 99993.7774

Quem Somos