• Gestor Comunicador

Qual é o meu perfil comunicacional?





Costumo destacar que não existe um padrão comportamental considerado ideal para determinar maior ou menor eficiência quando nos referimos à competência Comunicacional de cada indivíduo. Isto porque a Comunicação eficiente é aquela que se processa quando existe o entendimento legítimo do que está sendo dito. Ao longo de nossa jornada de estudos, práticas e pesquisas nos diversos âmbitos da Comunicação (familiar, social e profissional), organizamos nosso conhecimento e conclusões científicas acerca da temática, em três grandes diferentes Eixos:

No Eixo Autoconhecimento (AC): Consideramos este Eixo pré-requisito para o desenvolvimento e sucesso nos demais Eixos. Retrata seu íntimo, seus medos, suas incertezas, suas barreiras, enfim, seu “porão”.


No Eixo Conhecimento Comunicacional (CC) estão reunidas as principais características que formam seu estilo individual de perceber, processar e traduzir o mundo no qual você está inserido. Como filtramos as informações que captamos ou que experenciamos e como a transmitimos, caracterizará nosso estilo próprio de ser e de nos comunicarmos em grupos.


No Eixo Conhecimento do Interlocutor concentram-se as características que apontam nossa capacidade de perceber o “outro”, com suas competências e limitações comunicacionais, bem como compreender seus sistemas representacionais de expressão.

Cada Eixo carrega em si pequenas competências que são medidas individual e coletivamente. Por meio do ASSESSMENT DA COMUNICAÇÃO o cruzamento e a combinação de suas respostas a um questionário com 82 questões, obtem-se seu padrão comunicacional. Ao todo, categorizamos dez perfis comunicacionais distintos. Confira uma prévia (detalhe) de três deles:


MEDIADOR ENFÁTICO

...Devido sua facilidade em se comunicar pode incorrer ao exagero e à supervalorização dos fatos, sejam estes positivos ou negativos. Em sua interação, você possui uma tendência a querer explicar demais, tornando-se por vezes, repetitivo e insistente...


ANALÍTICO SOCIAL

...Você tende a acomodar-se caso não tenha as informações completas, o que passa a ser limítrofe para ingressar numa zona de conforto que poderá distanciá-lo de seus objetivos. Quando a informação não chegar, vá atrás dela. Responsabilize-se por buscar os dados e fatos que você tanto valoriza para poder realizar um bom trabalho...


COLABORATIVO INFLUENTE

...Muito atuante na mobilização das pessoas. Adora aglutinar, interagir e apoiar. No entanto, observe que esta “carga” pode ser menos pesada quando você compreender que apoiar também significa estimular e permitir que o” outro” saia de seu casulo ou zona de conforto...

Portanto, vemos que o Perfil Comunicacional de cada Humano Ser* é uma conexão amálgama de sentimentos e sensações, que a todo instante intercambiam dores e amores, pedras e flores, consciência e conhecimento, para só depois, poder realmente compreender, apreender e evoluir enquanto um ser relacional por natureza.

*Humano Ser: expressão cunhada de meu grande amigo “BG”, que de tão sábio prefere o anonimato.


Por Jacqueline Lima – Idealizadora da Metodologia Gestor Comunicador

146 visualizações

© 2019 por Adequá Comunicação Estratégica

Metodologia interdisciplinar e multinível que organiza, estrutura, sistematiza e mede o Processo de Alinhamento da Gestão das Organizações, a partir de duas Matrizes - Matriz Individual e Matriz Corporativa - e de 10 grandes Dimensões que, integradas, preparam a liderança como principal canal de disseminação do conhecimento.

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

Metodologia

Av. Taquara, 98 - conj. 502 - Porto Alegre/RS

contato@gestorcomunicador.com.br

+55 51 3028 3427

+55 51 99993.7774

Quem Somos